Carpaccio de Beterraba!!!

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Epifania_Carpaccio de Beterraba

 

Essa semana descobrimos uma entrada bem interessante e saudável, o Carpaccio de Beterraba, esse legume tem muitos benefícios.Tem uma importante ação de fortalecimento do sistema imunitário, estendendo-se os seus efeitos benéficos a todo o organismo.

Segundo a nutricionista Elza Monte , o  seu elevado conteúdo de antioxidantes é útil no combate às infecções. Tem uma ação profunda na estimulação da circulação e na produção de glóbulos vermelhos, limpando e purificando o sangue, o que lhe permite transportar os nutrientes por todo o corpo e combater a anemia.

A beterraba protege muitos dos nossos órgãos vitais. Reforça o funcionamento dos rins, vesícula biliar e fígado e combate a formação de cálculos renais. É um anti-inflamatório natural, ajudando a atenuar as reacções alérgicas.

Dada a sua ação sobre o sangue, a beterraba pode ser muito útil no alívio de problemas ligados à menstruação, como a anemia causada por períodos abundantes, ou como regulador do ciclo menstrual. Pode também ajudar a reduzir os problemas provocados pela menopausa.

A beterraba contém antioxidantes importantes que previnem a doença. Fortalece ainda o sistema linfático – a primeira linha de defesa do organismo contra a doença -, sobretudo se ingerida em sumo.

Escolha beterrabas firmes, vermelho-púrpura a pele inteira, de preferência as de cultura biológica ainda com a rama. Verifique a sua frescura pelas folhas, que deverão ser verde.

E aí vai a dica pra montar a entrada que é bonita, saborosa e nutritiva:

 

Carpaccio de Beterraba

Ingredientes:

1 beterraba crua média

1 colher de sopa de cebolinha

6 colheres de azeite,

sal e pimenta a gosto,

½ limão

½ colher de café de alho picado.

Rale ou triture o queijo, com as mãos, e  tempere com 1 colher de azeite, sal e pimenta a gosto. Em um pote separado, espremer o limão e incluir azeite, alho, sal e pimenta. Misture e reserve. Descaque a beterraba e corte-a em finíssimas rodelas. Cubra um prato com o a beterraba, regue com azeite e inclua sal a gosto. Coloque, no centro do prato, a mussarela de búfala, e finalize com o molho vinagrete.

O acompanhamento perfeito é o pão orgânico de quinua.

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