Maranhão – uma alternativa diferente para o carnaval

Padrão

Para quem acha que carnaval é só em Pernambuco, no Rio de Janeiro ou na Bahia, aqui vai uma boa dica para curtir a semana de momo num lugar com diversas opções de cenários: Maranhão. Isso mesmo! Situado entre o Norte e o Nordeste – daí a forte influência das duas regiões, o Estado tem a maior diversidade de ecossistemas do Brasil. São quase 640 quilômetros de extensão de praias tropicais, floresta Amazônica, cerrado, mangue e o único deserto do mundo com lagoas de água cristalina – os tão conhecidos Lençóis Maranhenses. Aliás, para quem pretende conhecê-los, o ideal é se hospedar nas charmosas pousadas de Barreirinhas, município que fica a cerca de 260 km de São Luís, e que atrai turistas de todo o mundo.

Já que o assunto é carnaval, o conselho é ficar pelo menos dois dias na capital ludovicense e curtir os blocos de rua que desfilam pela cidade nesta época, com suas divertidas marchinhas. Antes de seguir a Barreirinhas, não se pode deixar de fazer a famosa caminhada pelas ladeiras do centro histórico, nem de conhecer o parque ecológico que fica em torno da mais famosa lagoa de São Luís, a Lagoa da Jansen. São 6 mil metros quadrados de área com restaurantes, quadras poliesportivas, ciclovias, pista para cooper e muito espaço para quem gosta de ar puro e esportes. À noite, a orla da lagoa ganha o ar de “balada” com seus animados bares com música ao vivo e boates.

Para os amantes da boa mesa, é imperdível desfrutar dos temperos marcantes maranhenses, influência dos índios, portugueses e africanos. As recomendações dos chefes nativos são inúmeras, mas é sempre bom respeitar a tradição. Tem que começar pelo delicioso pastelzinho de carne com geleia de pimenta (a cara dos botecos locais) e só depois seguir para o prato principal: o arroz de cuxá, geralmente servido com seu acompanhamento predileto, a pescada amarela. A iguaria é preparada à base de vinagreira (verdura comum no Estado), farinha seca, gergelim, camarão seco e pimenta de cheiro. Os doces de coco e buriti, e os sucos de bacuri e cupuaçu completam esta combinação perfeita!
Conhecer o Maranhão é, no mínimo, fazer uma viagem cultural bem interessante. Só não dá para esquecer que as altas temperaturas pedem (exigem!) o uso de roupas e calçados leves. O ideal aqui é descer do aeroporto direto na PORTOFIT, localizada na Avenida Daniel de La Touche, e levar o kit completo. Como os passeios, durante o dia, são na maioria das vezes ao ar livre, vale a pena investir nos acessórios como chapéu, boné e viseiras.

PORTOFIT SÃO LUÍS
Av. Daniel de La Touche, nº 03, Loja 2
Olho D’Água
Tel. 98 3248.0873

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s